top of page

Riacho Jurubatuba Mirim está em caderno de drenagem

  • Foto do escritor: Jurubatuba Mirim
    Jurubatuba Mirim
  • 27 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2023

Por solicitação do Jurubatuba Mirim, o traçado do riacho Jurubatuba Mirim e seus afluentes foi incluído em mapas dos cadernos de drenagem da cidade de São Paulo de 2023. Este é mais um passo importante na jornada do coletivo em defesa das águas urbanas, uma caminhada que envolve a missão de proteger o riacho Jurubatuba Mirim, suas nascentes e seus afluentes, preservar o ambiente do lago do parque e da bacia Aclimação, e em prol da natureza que sobrevive na urbe. O mote do coletivo Jurubatuba Mirim para as ações favoráveis ao meio ambiente e ao clima se norteia pela defesa da natureza, pelo respeito e defesa da água e pela qualidade de vida, visando construir uma cidade mais humana e acolhedora.


Os cadernos de drenagem, elaborados pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH, foram encomendados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – Siurb. Para a edição temática a respeito da Bacia Aclimação, intitulada “Caderno de Bacia Hidrográfica – Bacia do Córrego Aclimação”, o coletivo Jurubatuba Mirim apresentou à equipe responsável pela publicação estudos e sugestões de infraestrutura verde e azul para o trecho da microbacia do Jurubatuba, curso d’água que corre sob a avenida Armando Ferrentini. Foram ideias para jardins de chuva, ampliação de praças existentes, criação de mais praças e a construção de um parque linear.


O sonho do coletivo Jurubatuba Mirim é ter soluções baseadas na natureza (SbN) que possam contribuir para o combate a enchentes nas várzeas de corpos d’água da bacia, formada pelo riacho Jurubatuba Mirim e seus afluentes, pelos rios Jurubatuba e Aclimação, e vários outros que seguem até o Cambuci. É na várzea do Cambuci que há o entroncamento com o rio Tamanduateí (avenida do Estado), que é afluente do grande rio Tietê. São todos cursos d’água formadores da Bacia do Alto Tietê. O coletivo também acha importante dar nomes aos corpos d’água da metrópole.


A cerimônia de lançamento das publicações deste ano dos cadernos de drenagem da cidade de São Paulo, com o “Caderno de Bacia Hidrográfica – Bacia do Córrego Aclimação”, ocorreu no dia 27 de outubro de 2023.


O FCTH tem por objetivo colaborar com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EP USP, com o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE do estado de São Paulo e com instituições públicas e privadas em programas de desenvolvimento tecnológico nas áreas de sua atuação, hidráulica fundamental, hidráulica aplicada, hidrologia, recursos hídricos e meio ambiente; além de dar suporte e desenvolver estudos e pesquisas tecnológicas aplicadas, atendendo às necessidades dos setores público e privado.


O riacho Jurubatuba Mirim e seus afluentes são os traçados menores, em azul, à esquerda da imagem, copiada da página 22 do “Caderno de Bacia Hidrográfica – Bacia do Córrego Aclimação”

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page